Making of da Campanha de Financiamento Coletivo (com dicas)

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Como já disse antes, lancei uma campanha de financiamento coletivo para publicar o meu livro COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS DEPOIS DE MORTO. E prometi compartilhar com vocês o passo-a-passo para criar, divulgar e entregar a campanha, destacando o que corre bem e o que corre menos bem.

A campanha já foi lançada e depois de 15 dias já conseguir captar 45% do valor, mesmo tendo alguns problemas com as contribuições de fora do Brasil.

Seguem algumas dicas sobre a elaboração da campanha sobre texto e design:

Antes de criar uma campanha de financiamento coletivo, vale a pena fazer uma Benchmarking nas plataformas de crowdfunding. O que é Benchmarking? Conhecer o seu mercado, saber o que outras pessoas estão fazendo, quais as campanhas bem sucedidas e quais não são e tentar entender quais os fatores de sucesso.

Circulando pelo Kickante, principalmente na parte de campanhas relacionadas à criatividade (livros, discos, HQs, games, entre outros), notei vários projeto em final de campanha com menos de 30% do valor arrecado. O que elas tinham em comum? A campanha era ruim nesses aspectos:

  • texto mal escrito
  • história pouco envolvente
  • foto não apelativa
  • recompensas mal descritas
  • sem vídeo
  • sem qualquer cuidado gráfico

Tudo isso enfraquece qualquer campanha mas, principalmente, uma campanha que está relacionada ao universo criativo. Não dá, né?

Então, se você não é um mago da criação de texto nem saca muito de design, foto e/ou vídeo, vale super a pena contratar alguns profissionais para te ajudar. Não tem grana? Faz uma parceria e coloca o valor desses profissionais na própria campanha. Aproveita e já pede uma força na divulgação para alavancar a arrecadação (vou falar da divulgação em breve).

Já arranjou a equipe de apoio? Agora é hora de criar o corpo da campanha:

  • Conte uma história. Se você não é um artista famoso, o mais provável é que a maior parte das contribuições seja de amigos, familiares, amigos dos amigos e colegas. Fica mais fácil convencê-los a doar se eles se envolverem com a sua história: porque você está lançando a campanha, o quanto ela é importante para você, como você vai usar o dinheiro, quem mais está envolvido, como você vai agradecer. Quer ver como eu escrevi? Clique aqui.
  • Escolha um título impactante e que chame a atenção das pessoas. O título vai aparecer sempre que você compartilhar o link, por isso ele deve ser claro e, se possível, incitar à ação de contribuir. No meu caso, optei por usar meu nome do título. Não tenho nenhum livro publicado e reforçar que estou publicando meu 1º livro chamaria a atenção de pessoas que me conhecem de toda a vida. Principalmente, porque meu sobrenome chama a atenção. Assim, o título foi: O 1º livro da Rê Schermann.
  • Dê um sentido de urgência. Por que as pessoas devem contribuir com a sua campanha já ao invés de contribuir com outras (ou não contribuir).
  • Use call to actions. Ou seja, chamadas no meio do texto para a pessoa concluir o processo de contribuição. São frases mais diretas como “contribua ao lado, “escolha a sua recompensa”, “veja o a recompensa”.
  • Valorize as recompensas, inclusive as de menor valor. Pode ajudar criar nomes divertidos para as recompensas ou descrições envolventes.
  • Use fotos impactantes. Se o seu produto for incrível com forte apelo gráfico, use maquetes, mock ups ou fotos reais. Se o seu rosto for chamar a atenção de antigos amigos, familiares, colegas, etc… use uma foto sua. A imagem deve ser bonita, forte.  Peça ajuda para um fotógrafo.*
  • Vídeos ajudam e muito. Produza um vídeo curto, envolvente, claro e bem acabado*

* Para a minha campanha, contei com a ajuda dessas pessoas incríveis:

  • Angela Kina – designer da campanha, apoio nas redes sociais, deu um trato nas fotos, realizou o vídeo, vai fazer a capa e a diagramação.
  • Carolina Ferreira – fotografia e apoio no vídeo
  • Matteus Martins – realização vídeo

E olha o resultado que bacana!

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Foto da Campanha
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Vídeo da Campanha
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Detalhes das Recompensas

Quer ver mais ou contribuir com a campanha? Acesse: https://www.kickante.com.br/campanhas/livro-da-re-schermann

É isso. Não é difícil realizar seu sonhos e tirar seu projeto do papel mas, exige planejamento e cuidado na execução do projeto.

Até já!

 

Apoio:

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facebook.com/MetrosMenosQuadrados       http://www.holycowcriacoes.com.br
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Um comentário sobre “Making of da Campanha de Financiamento Coletivo (com dicas)

  1. Pingback: Comunicação para Financiamento Coletivo – rê schermann

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