sobre evolução e revolução: Equador

Todas as éticas são evolutivas: o que hoje é normal, amanhã será horrendo e o que hoje é crime, amanhã será banal. Não podes chegar aqui e, em meia dúzia de meses, convencer que todos os portugueses que cá estão há gerações, sofrendo desde sempre o que tu sofres há meses e com a contrapartida de, pelo menos, fazerem fortuna em vida, que todo o código de conduta deles, todo o edifício que ergueram e de que vivem está errado, porque tu trazes de Lisboa decretos ou instruções de acordos secretos com a Inglaterra a que eles têm de passar a obedecer, de um dia para o outro. Tu podes ter razão, mas isso requer tempo, Luis. Tempo e persuasão.”

de um dos meus livros prediletos, EQUADOR, de Miguel Sousa Tavares

sao-tome-and-principe-04
São Tomé e Príncipe, onde se passa a história do livro.

Sobre status quo, mudanças, evolução e revolução. Sobre ontem, sobre hoje e sobre amanhã.

SINOPSE

No começo do século XX, Luis Bernardo Valença, conhecido intelectual português, é convidado pelo rei d. Carlos a executar uma missão descabida e complicada, que implicará numa abrupta mudança de sua vida. Solteiro e perto dos quarenta anos, ele desfruta das regalias que uma cidade grande como Lisboa tem a oferecer. Aceitar o convite do rei significa abandonar tudo por uma vida nova, na qual, entretanto, poderia colocar em prática suas convicções políticas – contribuir para a efetiva abolição da escravatura na África, assumindo o papel de governador de São Tomé e Príncipe. Luis Bernardo decide aceitar a missão proposta e é então jogado em uma realidade completamente alheia. Percebe que só a sua inteligência não será suficiente para dar conta do que o espera na ilha de São Tomé e Príncipe, onde chegam apenas dois barcos por mês e a população desconhece os direitos humanos já há muito tempo em voga na Europa. O leitor, acompanhando os passos de Luis Bernardo, vai conhecendo o território e os personagens da ilha através das descrições do autor; junto do protagonista, percebe a ambiguidade da sua realidade. E não são apenas questões políticas que estão envolvidas nesse cenário – quando Luis é tomado por uma paixão proibida e incontornável, tudo se torna ainda mais confuso e envolvente.

3 comentários sobre “sobre evolução e revolução: Equador

  1. Sofia Vieira Lopes

    Como já te escrevi, esta foi a minha 3ª surpresa do Miguel Sousa Tavares… A primeira, Rio das Flores… Já há uns quatro anos. A segunda, há um mês: Madrugada Suja… E há umas semanas, Equador… Está entre os meus favoritos. Sem dúvida!!!! (o fim deixou-me atónita…)…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário